domingo, 2 de setembro de 2012

Comércio

As características peculiares da cidade de São Gabriel fazem seu comércio optar pela autossuficiência.  Diferente da maioria das cidades de mesma proporção, os moradores não podem recorrer facilmente à metrópole do estado ou sequer a algum centro comercial mais próximo. É possível construir sua casa e mobiliá-la usando apenas o comércio local, que está praticamente concentrado na Avenida principal da cidade, Av. Presidente Castelo Branco, e estendido por suas transversais. Nota-se também um crescimento de um novo centro no eixo Dabaru-Areal, porém menos intensivo, mas que atende novas vertentes de crescimento da cidade, como o bairro do Areal.
Início da rua principal da cidade.
Uma das transversais principais.
Mais uma.
Feira municipal, aberta todos os dias pela manhã.
Parte externa da feira.
Existem muitas lojas de variedades.
Sua mudança inteira pode ser transportada por um Táxi Carga.
Até o momento contei cinco farmácias, sendo uma, popular.
Existem quatro mercados de médio porte e outros tantos menores distribuídos por toda a cidade.
Por enquanto apenas o Bradesco e o Banco do Brasil, ambos na avenida principal.
Há lugares interessantes para se morar em São Gabriel.
Com relação a sinal de celular já possui TIM e VIVO e em breve CLARO.

Finalizando.

terça-feira, 31 de julho de 2012

A Cidade

Localizada no noroeste amazonense numa região também conhecida como "cabeça do cachorro", a cidade de São Gabriel da Cachoeira é uma das maiores do estado do Amazonas, com cerca de 40 mil habitantes aproximadamente. Na região existem cerca de 23 etnias indígenas e é considerada a cidade mais indígena do Brasil, talvez do mundo. Possui também forte presença militar por ser área de segurança nacional.

Para achar a cidade no mapa é muito fácil, basta seguir a linha do equador e onde esta tocar o rio negro será a exata localização de São Gabriel da Cachoeira.
Não existem estradas ligando-a a outras cidades, o que a deixa com um certo "ar" de isolamento. Atualmente para se chegar a cidade é necessário pegar um avião em Manaus e sobrevoar um imenso manto verde por duas horas ou então subir por 35 horas numa lancha rápida, estilo ônibus intermunicipal, ou ainda passar cinco dias no rio em uma embarcação mais tradicional.
O rio forma belas praias quando está baixo.